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7 coisas para NÃO fazer em seu blog

Escrever pede talento e uma boa dose de criatividade. No entanto, escrever em um blog exige também ciência. Sim, encontramos pela internet centenas de textos ensinando dicas do que fazer para um blog ter sucesso, qualidade do conteúdo, etc.

Quando pensamos em otimizar um blog, sempre surgem pontos importantes, como SEO, algoritmos, frequência de postagem, segmentação e originalidade de conteúdo. Porém, alguns detalhes passam despercebidos e podem custar a efetividade do blog. Conheça sete “falhas” ao ter um blog e evite!

1 – Publicações sem imagens

imagem para blog

Um blog precisa oferecer aos leitores dicas, explicações em formato de imagens, gráficos e vídeos, a fim de ilustrar o assunto tratado e torna-lo mais fácil de entender. Sem a parte visual, o texto pode ficar entediante.

2 – Não ter uma agenda de publicações

como escrever para blog

Um blog precisa de leitores assíduos. E um dos caminhos para isto é a frequência de postagens. Se você publica toda quarta-feira, os leitores se acostumam com isso. Por isso, quando acessarem na quinta ou na sexta, esperam que esteja atualizado.

3 – Não utilizar as redes sociais para promover o blog

dica conteúdo blog

Se você não utilizar as redes sociais, está perdendo muitos leitores em potencial. E não é somente o Facebook: saiba onde seu leitor está. Um blog que trata de assuntos business pode aproveitar o LinkedIn. Fotografia, alimentação, por exemplo, podem utilizar o Instagram. Crie redes sociais para alcançar mais pessoas e não esqueça de acrescentar os botões sociais para compartilhamento do conteúdo.

4 – Títulos chamativos

titulos para textos

Há várias dicas circulando na internet de como criar títulos atraentes para seu conteúdo. Parece pouco relevante, mas o título é a primeira impressão que o usuário tem do conteúdo. Só depois de ser fisgado é que ele clica em “ler mais”.

5 – Escrever longos parágrafos

conteúdo para blog

A dinâmica de ler textos na internet é muito diferente de livros. Longos parágrafos, sem descanso, além de tornar o conteúdo cansativo podem fazer com que seu leitor desista, já que a leitura na tela de computadores e tablets cansa mais.  Parágrafos curtos, subtítulos e imagens são os descansos ideais para manter a atenção do usuário. Faça listas, separe em tópicos, torne a leitura mais leve e interessante.

6 – Propaganda X Conteúdo

propaganda blog

Algumas pessoas cometem o erro de escrever a respeito delas, em blogs pessoais e os quais poucos realmente dão certo. A não ser que seja uma personalidade pública, falar sobre seu dia-a-dia pode afastar leitores. Defender ideias, divulgar informações e dicas sobre um assunto de nicho atrai mais pessoas. Outro cuidado a ser tomado é sobre os programas de afiliados. Muitas pessoas afiliam os blogs ao Adsense, Hotmarts e acabam esquecendo do propósito do blog.

7 – Escolher a segmentação sem pensar a longo prazo

nomes para blogs

Muitas vezes uma pessoa começa um blog com uma ideia simples e de curto prazo. Elas podem escrever sobre o turismo de sua cidade, colocando o nome do blog de “turismoemcuritiba.com”, sendo que, depois de um período, os assuntos podem se esgotar. Ou, fazem uma viagem para outra cidade ou Estado e resolvem escrever dicas de lá. E como fazer isso quando o nome do blog remete somente a Curitiba? Busque fazer com que o título do blog reflita suas ideias, mas não limite as opções de assunto.

O trabalho de manter um blog realmente é um trabalho, pois pede comprometimento, se quiser leva-lo adiante. Disponha de tempo para escrever e alimentar a rede, que pode trazer popularidade e até lucro, se for o objetivo. Preste atenção a estes detalhes e comece a escrever!

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