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Inbound Marketing: o que é? Como fazer?

Inbound marketing

Evoluir a estratégia é fundamental para acompanhar as novidades do mercado.

O velho marketing de guerrilha, cujo objetivo era penetrar nas casas e computadores das pessoas por meio de anúncios, banners em sites e promoções está ficando ultrapassado – ou já ficou. É claro que esse tipo de formato ainda surte algum tipo de resultado, dependendo dos objetivos – vide anúncios no YouTube -, acontece que novas formas de marketing trazem à tona a necessidade de mudar de estratégia.

 

No Inbound Marketing não é você que vai até o seu público, mas ele que te procura.

 

Parece estranho, mas é assim mesmo que funciona. O Inbound Marketing pode ser traduzido por um conjunto de estratégias, com diversas ferramentas voltadas para fazer com que seu público chegue até você por meio de uma simples busca no Google. A prática começou a ser disseminada em 2009 com o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.

As vendas, propriamente ditas, não são o objetivo da prática do Inbound Marketing, mas são o resultado final do objetivo principal, que é atrair o consumidor ou cliente em potencial e transformá-lo em lead, dentro do seu ambiente virtual. A partir disso, no seu site, é que o trabalho começa, quando os dados coletados devem ser transformados em vendas efetivas, e tudo isso depende do relacionamento da empresa com o cliente.

Para poder realizar a estratégia não existe receita de bolo, você vai precisar pensar no conteúdo de forma totalmente personalizada, voltada para o seu nicho de negócio. O conteúdo deve ser pensado exclusivamente de acordo com o seu ramo de atuação e com o seu público, ou aquele que você pretende atingir. Por isso é muito importante, acima de tudo, conhecer o perfil, os hábitos e as preferências do determinado público alvo.

Por exemplo, se você vende carros, vai criar conteúdos relacionados ao tema, com riqueza e profundidade de informações, bem como valorizando o formato que chama a atenção dos apaixonados por carros, para que eles encontrem o seu conteúdo no Google – pensemos aqui no bom trabalho de SEO.

 

Por que chamar o público para o meu site?

 

Como mencionamos, o objetivo da estratégia não é vender, mas sim atrair seu cliente até você. E para que você atrai o seu cliente? Para mostrar a ele o seu produto! Para que ele queira conhecer mais sobre sua empresa e para que ele ouça falar da sua marca, entre tantos outros motivos…

Para conseguir fazer o contato com ele e então efetivar a venda, você precisa que ele te forneça os seus dados. Aqui entra a moeda social, a troca entre a empresa e o visitante: para ter acesso ao conteúdo completo, o internauta deve ser induzido a fornecer esses dados. Posts interessantes podem ser parcialmente publicados, para instigar à leitura, e em determinado momento você insere a solicitação do e-mail para que o restante do conteúdo seja liberado totalmente.

O risco é perder o internauta que não se sente à vontade compartilhando dados on-line. A vantagem é não demandar um longo tempo de produção em materiais mais elaborados.

Agora, em casos de prospecção com objetivos mais definidos, uma boa estratégia é montar e-books com temas e conteúdos relevantes, e disponibilizar em uma página especificamente montada para esta finalidade – as chamadas landing pages.

Nestes casos é interessante pedir mais do que o e-mail, como telefone, profissão, empresa onde trabalha, entre outros dados que podem ser relevantes na hora de prospectá-lo como cliente. Quanto mais assertivo for o contato, mais chances de atingir o seu público de forma efetiva e gerar conversões.

Muitas plataformas especializadas já oferecem a coleta automática de dados, mas o visitante virtual precisa estar ciente de que está tendo seus dados coletados, para que não haja nenhuma complicação jurídica.

Seja qual for o formato adotado, é importante acompanhar o desempenho das ações, saber se os visitantes estão inserindo e-mails válidos, se os e-mails enviados estão sendo abertos, se eles recebem cliques e se houve alteração no número de vendas após a implementação da estratégia. Cada balanço realizado serve de baliza para o próximo passo, a próxima ação, aprimorando cada vez mais o seu contato com o cliente e melhorando suas conversões.

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