Inbound Marketing: o que é? Como fazer? | UmQuatroQuatro Blog

Select your language:

  • Facebook UmQuatroQuatro Comunicação
  • Pinterest UmQuatroQuatro Comunicação
  • YouTube UmQuatroQuatro Comunicação
  • LinkedIn UmQuatroQuatro Comunicação
(41) 3354-3172

Inbound Marketing: o que é? Como fazer?

21 de julho de 2017
Inbound marketing

Evoluir a estratégia é fundamental para acompanhar as novidades do mercado.

O velho marketing de guerrilha, cujo objetivo era penetrar nas casas e computadores das pessoas por meio de anúncios, banners em sites e promoções está ficando ultrapassado – ou já ficou. É claro que esse tipo de formato ainda surte algum tipo de resultado, dependendo dos objetivos – vide anúncios no YouTube -, acontece que novas formas de marketing trazem à tona a necessidade de mudar de estratégia.

 

No Inbound Marketing não é você que vai até o seu público, mas ele que te procura.

 

Parece estranho, mas é assim mesmo que funciona. O Inbound Marketing pode ser traduzido por um conjunto de estratégias, com diversas ferramentas voltadas para fazer com que seu público chegue até você por meio de uma simples busca no Google. A prática começou a ser disseminada em 2009 com o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.

As vendas, propriamente ditas, não são o objetivo da prática do Inbound Marketing, mas são o resultado final do objetivo principal, que é atrair o consumidor ou cliente em potencial e transformá-lo em lead, dentro do seu ambiente virtual. A partir disso, no seu site, é que o trabalho começa, quando os dados coletados devem ser transformados em vendas efetivas, e tudo isso depende do relacionamento da empresa com o cliente.

Para poder realizar a estratégia não existe receita de bolo, você vai precisar pensar no conteúdo de forma totalmente personalizada, voltada para o seu nicho de negócio. O conteúdo deve ser pensado exclusivamente de acordo com o seu ramo de atuação e com o seu público, ou aquele que você pretende atingir. Por isso é muito importante, acima de tudo, conhecer o perfil, os hábitos e as preferências do determinado público alvo.

Por exemplo, se você vende carros, vai criar conteúdos relacionados ao tema, com riqueza e profundidade de informações, bem como valorizando o formato que chama a atenção dos apaixonados por carros, para que eles encontrem o seu conteúdo no Google – pensemos aqui no bom trabalho de SEO.

 

Por que chamar o público para o meu site?

 

Como mencionamos, o objetivo da estratégia não é vender, mas sim atrair seu cliente até você. E para que você atrai o seu cliente? Para mostrar a ele o seu produto! Para que ele queira conhecer mais sobre sua empresa e para que ele ouça falar da sua marca, entre tantos outros motivos…

Para conseguir fazer o contato com ele e então efetivar a venda, você precisa que ele te forneça os seus dados. Aqui entra a moeda social, a troca entre a empresa e o visitante: para ter acesso ao conteúdo completo, o internauta deve ser induzido a fornecer esses dados. Posts interessantes podem ser parcialmente publicados, para instigar à leitura, e em determinado momento você insere a solicitação do e-mail para que o restante do conteúdo seja liberado totalmente.

O risco é perder o internauta que não se sente à vontade compartilhando dados on-line. A vantagem é não demandar um longo tempo de produção em materiais mais elaborados.

Agora, em casos de prospecção com objetivos mais definidos, uma boa estratégia é montar e-books com temas e conteúdos relevantes, e disponibilizar em uma página especificamente montada para esta finalidade – as chamadas landing pages.

Nestes casos é interessante pedir mais do que o e-mail, como telefone, profissão, empresa onde trabalha, entre outros dados que podem ser relevantes na hora de prospectá-lo como cliente. Quanto mais assertivo for o contato, mais chances de atingir o seu público de forma efetiva e gerar conversões.

Muitas plataformas especializadas já oferecem a coleta automática de dados, mas o visitante virtual precisa estar ciente de que está tendo seus dados coletados, para que não haja nenhuma complicação jurídica.

Seja qual for o formato adotado, é importante acompanhar o desempenho das ações, saber se os visitantes estão inserindo e-mails válidos, se os e-mails enviados estão sendo abertos, se eles recebem cliques e se houve alteração no número de vendas após a implementação da estratégia. Cada balanço realizado serve de baliza para o próximo passo, a próxima ação, aprimorando cada vez mais o seu contato com o cliente e melhorando suas conversões.

UmQuatroQuatro
UmQuatroQuatro Comunicação O nosso negócio é falar dos outros! Desenvolvimento de Websites, Blogs, Folders, Email Marketing, Gerenciamento de Redes - Na Agência UmQuatroQuatro Comunicação Agência de Publicidade em Curitiba você encontra as melhores soluções para o seu negócio. http://www.umquatroquatro.com.br Facebook | Google +
< Voltar

Posts relacionados

Cadastre-se para receber nossa newsletter e mantenha-se informado!

Entre em contato

Animado para mostrar o que a sua empresa tem de melhor? Conte com a gente!
É só mandar uma mensagem, nos ligar ou venha nos visitar!

Rua Albino Silva, 54 cj - 4b
Cep 80520-210 | Curitiba - PR
41. 3354-3172 41 3044-3173
contato@umquatroquatro.com.br
  • Facebook UmQuatroQuatro Comunicação
  • Pinterest UmQuatroQuatro Comunicação
  • YouTube UmQuatroQuatro Comunicação
  • LinkedIn UmQuatroQuatro Comunicação

Consulta barata, Oftalmologia, Cardiologia, Oftalmologia,visão, Zacarias, Médico Centro, Acuidade visual SPH, Biometria, Campimetria Computadorizada, Ecografia ocular, Computadorizada, Estereofoto de Papila Gonioscopia, Gonioscopia, Mapeamento de Retina, OCT - Optical Coherence Tomography, Orbscan, Paquimetria, Topografia (Ceratoscopia), Hospital de Olhos do Paraná, INC, Problemas de visão, Problemas de coração, Olhos, Visão, Coração, Circulação, Plano de saúde, Neurologia e Cardiologia de Curitiba, Dor de cabeça, Epilepsia, Parkinson, Distúrbios de Movimento, Cérebro Vascular, Hospital, Hospital Curitiba, Hospital Metropolitana,Cirurgia, especialidades, exames, hospital, patologias, aplicação de laser na retina, argon, catarata, retina, olhos, descolamento, estrabismo, hipermetropia, miopia, iridectomia laser, retina preço, oct, glaucoma, operação cataratas, astigmatismo, hipermetropia, quanto custa uma cirurgia, quanto custa uma cirurgia, aberrometria, ambliopia, Angiografia, exame oftalmologico, Campimetria Computadorizada, campo visual exame, Capsolotomia, Ceratoscopia, Curva Tensorial Diária, Ecografia ocular,ecografia, Estereofoto de Papila Gonioscopia, angiofluoresceinografia, exame de fundo de olho quanto custa, exame de retina, retinografia fluorescente, exame de topografia, exame do fundo do olho, exame fundo de olho, exame fundo de olho quanto custa, exame fundo do olho, exame glaucoma, exame oftalmológico, exame oftalmologico campo visual, exame oftalmológico oct, exame olhos, exame orbscan, exame orbscan preço, exame paquimetria, exame paquimetria corneana, exame retina, exame retinografia,exame retinografia fluorescente, exame topografia, exame topografia corneana, exame topografia da cornea, examen topografia corneal, exames medicos mais baratos, exames oftalmologicos, exames para diagnosticar glaucoma, fundo de olho exame, Gonioscopia, Iridectomia, Ladar Wave ,Mapeamento de Retina, o que é retinografia, OCT - Optical Coherence Tomography, oct exame oftalmológico, oct glaucoma, oct laser,oct ocular coherence tomography, ocular tomography, Orbscan, orbscan exame, orbscan exame preço, orbscan iiz, orbscan preço exame,Paquimetria, corneal, glaucoma, valores normais, paquimetria corneal, corneana, glaucoma, ultrassonica, uma retinografia, retinografia preço, quanto custa exame, retinografia simples, Sensibilidade ao Contraste, Ceratoscopia, topografia olhos corneana quanto custa, Hospital, Hospital Curitiba, Hospital de Olhos do Paraná, linica de olhos curitiba, clinica do olho, clinica popular, oftalmologista pediatra curitiba,hospital de olhos de curitiba, cirugia refractiva miopia, estrabismo infantil, estrabismo ocular, Topografia Ceratoscopia, topografia corneal,topografia corneal computarizada, topografia corneana quanto custa, astigmatismo tratamento, oftalmopediatria, medico praça zacarias, Neurologia e Cardiologia, catarata congenita, catarata no olho, cataratas, congenita, cerebrovascular, Circulação, curar miopia, astigmatismo tratamento, oftalmologia cataratas, descolamento de retina cirurgia recuperação, doenças da retina do olho, pressão alta nos olhos, Retinopatia Diabética, lentes multifocais preço