Growth Hacking: novas técnicas, melhores resultados!

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Growth hacking: novas técnicas, melhores resultados!

10 de outubro de 2017

agência de comunicação em Curitiba

O termo Growth Hacking é de autoria de Sean Ellis, e consiste principalmente na atividade do marketing orientado a experimentos.

A associação inicial do Growth Hacking ao termo hacker é inevitável, já que a palavra hacking vem de hacker, palavra que conhecemos por causa dos especialistas e quebra de segurança na internet. Mas o growth hacking nada tem a ver com as transgressões da internet, até por que, como sabemos bem, a prática de black hat não ajuda em nada no crescimento do seu negócio. Muito pelo contrário, elas prejudicam bastante, já que os mecanismos de busca, como o Google, identificam este tipo de prática e bloqueia os resultados.

No growth hacking, a brecha encontrada é um atalho para o rápido crescimento. Em livre tradução, growth significa crescimento, e hacks são oportunidades, ou brechas. Deste modo o growth hacking, que é uma expressão e não se traduz diretamente, pode ser entendido como o ato de promover o crescimento da empresa aproveitando as oportunidades ou brechas, por meio de estratégias específicas, com o objetivo de alcançar rapidamente os objetivos traçados.

E essas são as ferramentas e técnicas que você vai utilizar.

O processo do growth hacking consiste na experimentação, baseado em um funil, como o de vendas, mas neste caso o funil apresenta os passos para a aplicação da técnica. Criado por Dave McClure, o funil é chamado de “funil de pirata”, porque as iniciais em inglês formam a palavra AARRR, o que se assemelha ao grito de um pirata.

 

1º passo: Aquisição (Acquisition), passo em que você executa as práticas para atrair e conquistar um cliente;

2º passo: Ativação (Activation), quando você consegue entregar a primeira boa experiência ao cliente;

3º passo: Retenção (Retention), após o 2º passo, quando você conseguiu deixar seu cliente satisfeito, vem o momento de trabalhar para que ele se fidelize;

4º passo: Receita (Revenue), cujo objetivo é fazer o negócio render, quando os clientes passam a gerar faturamento no lugar de ficar limitado a versões grátis, por exemplo;

5º passo: Indicações (Referral), quando o seu cliente vai oferecer o seu produto ou serviço aos amigos e conhecidos.

 

Mas, mesmo que a nova tendência se mostrasse muito funcional e já começasse a dar muitos resultados, o seu fundador, Sean Ellis, percebeu um problema. Sempre que ele finalizava a consultoria de growth hacking nas empresas, e se afastava delas, o crescimento estagnava, e às vezes o desempenho até voltava a cair. Então ele percebeu a necessidade de formar os profissionais que ficariam responsáveis por manter a estratégia, ou os growth hackers. Ele precisava de “uma pessoa cujo norte verdadeiro fosse o crescimento”, e não apenas profissionais preocupados com orçamentos, despesas e conversões, entre outros temas que permeiam o crescimento de uma marca.

E deste modo o formato começou a ser disseminado no mercado. Os serviços oferecidos pelo Dropbox e pelo Uber são dois bons exemplos de estratégias de growth hacking de sucesso. O Dropbox convidou os usuários a oferecer o serviço aos amigos e conhecidos, e em troca ofereceu espaço grátis de armazenamento. Já o serviço de transporte se vale da velha máxima, onde a melhor propaganda é o boca a boca, mas nesse caso com um empurrãozinho de vouchers e descontos. E quando perguntavam “Como você veio?”, a resposta já servia de propaganda, pois geralmente vem acompanhada de detalhes como preço e descontos oferecidos. Todo mundo gosta de contar vantagem por pagar pouco – ou preços justos – em bons serviços, e assim você ganha a melhor propaganda – GRATUITA e sincera.

Uma outra boa dica, dentre as ferramentas de brechas e atalhos do growth hacking, é aumentar a chance do seu usuário se cadastrar oferecendo a ele a opção de utilizar uma conta já existente do Facebook, Google ou mesmo do Twitter. A integração aumenta em até 50% as chances do seu cliente se registrar, e facilita o seu processo de coleta de dados para a criação de leads para a sua empresa.

Um bom exemplo de integração foi a forma como o Spotify se integrou ao Facebook, anunciando o que os amigos estavam escutando, causando curiosidade e aumentando o número de adesões. O PayPal também cresceu por meio de uma integração com o Ebay, que posteriormente comprou o serviço para oferecê-lo como parte dos seus serviços.

Agora que você já conhece este novo termo, já pode começar a pensar em quais estratégias pode adotar para o seu negócio!

 

Por: UmQuatroQuatro
Agência de Publicidade Curitiba

 

 

 

 

Fontes: Marketing de Conteúdo e Neil Patel
UmQuatroQuatro
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