E-mail marketing e newsletter: qual é melhor? | UmQuatroQuatro

Select your language:

  • Facebook UmQuatroQuatro Comunicação
  • Pinterest UmQuatroQuatro Comunicação
  • YouTube UmQuatroQuatro Comunicação
  • LinkedIn UmQuatroQuatro Comunicação
(41) 3354-3172

E-mail marketing x Newsletter: qual é melhor?

13 de julho de 2017
e-mail marketing e newsletter: qual é o melhor?

E-mail marketing e newsletter são duas formas de comunicação eficientes, mas cada uma com seu papel.

Quem não é visto não é lembrado, mas bom mesmo é ser visto nos canais certos. E-mail marketing e newsletter se tornaram grandes aliadas no marketing digital, como partes importantes de uma estratégia para alcançar visibilidade, conversão de leads e vendas.

Trouxemos alguns dados relevantes, para que você possa entender por que este tipo de comunicação é importante e, acredite, vende.

A empresa brasileira GKF, que realiza pesquisas de mercado, revelou que para 44% dos brasileiros, o uso do e-mail é o que motiva sua presença na Internet. Paralelamente, 46,3% das empresas brasileiras utilizam e-mail para distribuir o seu conteúdo, divulgando promoções e anunciando serviços. Os dados revelam a importância de estar em um meio onde todos estão, mas também leva a pensar sobre a importância de se destacar frente à tanto conteúdo inchando a caixa de e-mail do seu cliente.

As dicas que vamos trazer à seguir diferenciam o e-mail marketing da newsletter e ainda chama a atenção aos cuidados para não se tornar um spam.

 

Newsletter

A newsletter (News – notícias/letter – carta), representa exatamente o que seu nome diz, na tradução livre: uma carta com notícias. Faz referência aos jornais (newspaper), por também se tratar de uma comunicação periódica, neste caso, digital. As newsletter também podem ser chamadas de boletins informativos. Normalmente não apresenta CTAs e poucos oferecem links para o público, exceto o redirecionamento para o site.

O objetivo é claro: promover uma comunicação constante com o público, levando sempre conteúdo relevante, sobre a sua marca, o seu mercado e novidades da área. Mas, mais do que isso, a newsletter define o relacionamento que você vai estabelecer com o seu público, mantendo ele informado sobre você e sobre o seu posicionamento frente às mudanças cotidianas das relações comerciais.

A pergunta que pode ser feita é: a newsletter vende? É precipitado afirmar se a newsletter por si só vende ou não. O que acontece é que, por não ser este o objetivo, não tem como afirmar que ela cumpre um papel que não é dela. Ela é sim muito eficaz na manutenção da proximidade entre você e seu cliente, e como dissemos no começo, ser visto é ser lembrado. Talvez a presença da sua newsletter faça com que ele resolva comprar de você.

 

E-mail Marketing

O e-mail marketing também é uma correspondência eletrônica, mas não tem uma periodicidade definida como a newsletter, e também apresenta objetivos diferentes, entre eles: vender! O que vai definir quando ele será enviado é a necessidade de lançamento de uma campanha, produto, promoção ou qualquer assunto que mereça esse tipo de destaque.

Empresas que utilizam e-mail marketing para nutrir seus leads geram 50% de contatos com mais qualidade para a sua equipe de vendas, com 35% menos custo. E estes leads de qualidade são responsáveis por um aumento de 20% nos negócio efetivos.

O e-mail marketing, diferente da newsletter, costuma ser feito em html, cujo formato proporciona ao receptor áreas onde ele pode clicar, compartilhar o conteúdo nas redes sociais, ir para o site do produto ou comprar diretamente no corpo do email. O famoso “Clique aqui” é o CTA com a maior taxa de cliques nesse tipo de e-mail.

 

Cuidado para não se tornar um Spam

A sigla SPAM vem do conceito Sending and Posting Advertising in Mass, cuja tradução livre é enviar e postar publicidade em massa. O objetivo é o mesmo do e-mail marketing, a diferença é que os destinatários não autorizaram o recebimento dessa publicidade nas caixas de e-mail deles.

O Spam acontece quando o destinatário sinaliza a mensagem como indesejada. O remetente passa a figurar em perfis cujas mensagens são direcionados para o lixo eletrônico ou a pasta Spam. Considere que 21% dos destinatários já marcam os e-mails na caixa de entrada como spam, mesmo sabendo que não são.

Esse problema deve ser contornado com estratégias de atratividade e com cuidados como não comprar listas de e-mails – cuja venda é crime e sim criar a sua própria. Uma forma de fugir da marcação indevida de Spam é deixar bem claro que o assinante tem a opção de descadastrar, de forma simples e objetiva. Assim ele procede da forma correta e não marca um conteúdo idôneo como spam.

Boas frases e o nome do destinatário no assunto aumentam as chances de abertura do e-mail. Se mesmo trabalhando corretamente os emissores de newsletter e e-mail marketing podem se tornar spams pelo simples julgamento de quem recebe a mensagem, imagine ter que corrigir um erro causado pelo uso incorreto de um mailing… Siga estas dicas e com certeza você vai começar a ver os resultados!

 

Fonte dos dados: Marketing de Conteúdo
UmQuatroQuatro
UmQuatroQuatro Comunicação O nosso negócio é falar dos outros! Desenvolvimento de Websites, Blogs, Folders, Email Marketing, Gerenciamento de Redes - Na Agência UmQuatroQuatro Comunicação Agência de Publicidade em Curitiba você encontra as melhores soluções para o seu negócio. http://www.umquatroquatro.com.br Facebook | Google +
< Voltar

Cadastre-se para receber nossa newsletter e mantenha-se informado!

Entre em contato

Animado para mostrar o que a sua empresa tem de melhor? Conte com a gente!
É só mandar uma mensagem, nos ligar ou venha nos visitar!

Rua Albino Silva, 54 cj - 4b
Cep 80520-210 | Curitiba - PR
41. 3354-3172 41 3044-3173
contato@umquatroquatro.com.br
  • Facebook UmQuatroQuatro Comunicação
  • Pinterest UmQuatroQuatro Comunicação
  • YouTube UmQuatroQuatro Comunicação
  • LinkedIn UmQuatroQuatro Comunicação

Consulta barata, Oftalmologia, Cardiologia, Oftalmologia,visão, Zacarias, Médico Centro, Acuidade visual SPH, Biometria, Campimetria Computadorizada, Ecografia ocular, Computadorizada, Estereofoto de Papila Gonioscopia, Gonioscopia, Mapeamento de Retina, OCT - Optical Coherence Tomography, Orbscan, Paquimetria, Topografia (Ceratoscopia), Hospital de Olhos do Paraná, INC, Problemas de visão, Problemas de coração, Olhos, Visão, Coração, Circulação, Plano de saúde, Neurologia e Cardiologia de Curitiba, Dor de cabeça, Epilepsia, Parkinson, Distúrbios de Movimento, Cérebro Vascular, Hospital, Hospital Curitiba, Hospital Metropolitana,Cirurgia, especialidades, exames, hospital, patologias, aplicação de laser na retina, argon, catarata, retina, olhos, descolamento, estrabismo, hipermetropia, miopia, iridectomia laser, retina preço, oct, glaucoma, operação cataratas, astigmatismo, hipermetropia, quanto custa uma cirurgia, quanto custa uma cirurgia, aberrometria, ambliopia, Angiografia, exame oftalmologico, Campimetria Computadorizada, campo visual exame, Capsolotomia, Ceratoscopia, Curva Tensorial Diária, Ecografia ocular,ecografia, Estereofoto de Papila Gonioscopia, angiofluoresceinografia, exame de fundo de olho quanto custa, exame de retina, retinografia fluorescente, exame de topografia, exame do fundo do olho, exame fundo de olho, exame fundo de olho quanto custa, exame fundo do olho, exame glaucoma, exame oftalmológico, exame oftalmologico campo visual, exame oftalmológico oct, exame olhos, exame orbscan, exame orbscan preço, exame paquimetria, exame paquimetria corneana, exame retina, exame retinografia,exame retinografia fluorescente, exame topografia, exame topografia corneana, exame topografia da cornea, examen topografia corneal, exames medicos mais baratos, exames oftalmologicos, exames para diagnosticar glaucoma, fundo de olho exame, Gonioscopia, Iridectomia, Ladar Wave ,Mapeamento de Retina, o que é retinografia, OCT - Optical Coherence Tomography, oct exame oftalmológico, oct glaucoma, oct laser,oct ocular coherence tomography, ocular tomography, Orbscan, orbscan exame, orbscan exame preço, orbscan iiz, orbscan preço exame,Paquimetria, corneal, glaucoma, valores normais, paquimetria corneal, corneana, glaucoma, ultrassonica, uma retinografia, retinografia preço, quanto custa exame, retinografia simples, Sensibilidade ao Contraste, Ceratoscopia, topografia olhos corneana quanto custa, Hospital, Hospital Curitiba, Hospital de Olhos do Paraná, linica de olhos curitiba, clinica do olho, clinica popular, oftalmologista pediatra curitiba,hospital de olhos de curitiba, cirugia refractiva miopia, estrabismo infantil, estrabismo ocular, Topografia Ceratoscopia, topografia corneal,topografia corneal computarizada, topografia corneana quanto custa, astigmatismo tratamento, oftalmopediatria, medico praça zacarias, Neurologia e Cardiologia, catarata congenita, catarata no olho, cataratas, congenita, cerebrovascular, Circulação, curar miopia, astigmatismo tratamento, oftalmologia cataratas, descolamento de retina cirurgia recuperação, doenças da retina do olho, pressão alta nos olhos, Retinopatia Diabética, lentes multifocais preço