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Comportamento humano e a evolução da compra online

Sites responsivos, layouts limpos e qualidade de navegação são fatores fundamentais para a garantia de boa negociação online.

Sites responsivos, layouts limpos e qualidade de navegação são fatores fundamentais para a garantia de boa negociação online.

O comportamento do ser humano é mutante. Se modifica ao passo que ele começa a utilizar novas ferramentas para satisfazer as suas necessidades. Foi assim durante toda a evolução humana, e com o advento das tecnologias não é diferente. Estudos já mostraram que o simples fato de haver um aparelho de comunicação portátil – o celular – trouxe novos hábitos, como o de procurar tomadas nos lugares que frequenta.

As mudanças afetaram todos os setores da vida, desde o modo como você se comunica, até o modo como cozinha ou faz compras. É sobre este último item que vamos falar: o novo modo de consumir. Uma pesquisa recente realizada pela consultoria Provokers para o Google Brasil trouxe dados relevantes sobre o comportamento de compra na internet, e mostra que a conexão entre o físico e o digital é cada vez mais uma necessidade, deixando de ser um mero luxo.

Os dados da pesquisa apontaram que, antes de pensar em se dirigir à uma loja física, os compradores em potencial acessam o site do produto que procuram. E, acredite, é nesse momento que a compra é decidida. Isso acontece por diversos motivos, desde a facilidade no acesso às informações, até o tipo de experiência que o internauta obteve durante a visitação do site.

Segundo a pesquisa, algumas experiências com sites ruins, páginas não responsivas, a demora no carregamento ou informações confusas podem fazer com que, mesmo que os preços sejam menores em uma determinada loja, o cliente acabe simpatizando mais com outro fornecedor que possua melhores características no fornecimento do serviço mobile, na exposição de informações e até no relacionamento virtual. E assim ele pode decidir pagar um pouco mais por um produto só pelo fato de ter vivido uma experiência online mais satisfatória.

 

Dos entrevistados:

  • 96% pesquisam preço e disponibilidade online antes da decisão de ir até a loja física;
  • 92% gastam mais tempo online do que em lojas físicas realizando pesquisas;
  • 93% verificam se podem comprar online, sem a necessidade de ir à loja pessoalmente;
  • 72% já compraram online de uma loja na qual nunca estiveram pessoalmente;
  • 66% já compraram online e retiraram na loja física.

 

FONTE: Provokers para o Google Brasil

 

Online x físico

Segundo a diretora de varejo do Google Brasil, Claudia Sciama, os números mostram claramente que o consumidor contemporâneo não separa o on-line do físico. Para ele não há a necessidade de uma divisão entre os canais, uma vez que o objetivo final é o produto. Se o meio pode, ele com certeza será um facilitador, então o comportamento de compra se vale dessa vantagem.

O ideal para os comércios, mesmo aqueles que não são e-commerce, é valorizar este comportamento para não perder clientes, oferecendo seus produtos e serviços em sites e blogs. E como a própria pesquisa demonstra, é importante que o canal esteja preparado para atender às necessidades, ou seja, o site deve estar adaptado para todos os dispositivos, com design responsivo. Deve apresentar layout limpo e descomplicado e apresentar as características e vantagens do seu produto ou serviço.

Além destes fatores, é importante destacar que a última atualização de algoritmo do Google, “mobilegeddon”, trouxe novidades que interferem nos resultados de buscas. De maneira resumida podemos dizer que os sites não responsivos ficarão prejudicados, aparecendo nos últimos lugares da pesquisa. Em poucas palavras: quem tem versão mobile ou responsiva de seu site estará melhor ranqueado do que quem não tem.

 

Vem pra UmQuatroQuatro

Se você ficou preocupado com as novidades do comportamento de compra dos seus clientes, porque ainda não possui um site responsivo, com todas estas características, você está no lugar certo! Fale com a gente, nós temos os melhores profissionais para resolver o seu site e garantir a sua visibilidade e a boa comunicação entre o seu produto e o seu cliente.

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