Como tirar o meu negócio da CRISE? | Um Quatro Quatro Comunicação | Agência de Publicidade em Curitiba

Select your language:

  • Facebook UmQuatroQuatro Comunicação
  • Instagram UmQuatroQuatro Comunicação
  • YouTube UmQuatroQuatro Comunicação
  • LinkedIn UmQuatroQuatro Comunicação
(41) 3354-3172

Como tirar o meu negócio da CRISE?

23 de março de 2016

Essa é a pergunta que a maioria dos empresários brasileiros tem feito em meio à crise política e econômica brasileira. Muitos demoraram para acreditar que seriam atingidos depois de tanto tempo de bonança. Mas, não se planejar para esses momentos pode sair muito caro para as empresas, por isso é preciso pensar rápido e tomar as atitudes certas sem titubear. Neste caso podem ser decisões impopulares e frias. Veja bem, se fosse fácil você não estaria lendo esse artigo, então respire fundo e vamos lá!

PENSE RÁPIDO E COMECE A AGIR:

  • Organize suas finanças: não tem como fazer nenhum tipo de planejamento sem conhecer os números da sua empresa, custos fixo e variáveis, impostos, juros. Tudo é passível de negociação, desde que você saiba o quanto está ganhando ou devendo para o mercado. Sim, claro que você deveria ter feito isso na época das vacas gordas, mas a sobrevida de uma empresa desorganizada é muito maior do que nos momentos de crise. Então, coloque tudo na ponta do lápis, se não conseguir procure um funcionário, ou um consultor que possa ajudá-lo.
  • Abra o jogo: com os números em mente é importante dividir com seus colaboradores, parceiros e clientes o momento que sua empresa está vivendo. Claro que não precisa mostrar os números, mas não é vergonha assumir que está em dificuldades, afinal você não é o único. Sem apoio fica difícil convencer todos que é preciso fazer ajustes para sobreviver ao momento e ganhar apoio.
  • Diminua custos: Sei que não é fácil, mas não existe milagre da multiplicação. Então a conta tem que fechar. Se não está vendendo e sua despesa está alta, é o momento de baixar custos. Senão poderá custar caro e sua empresa provavelmente irá quebrar. Reduzir custos pode envolver a compra de matéria prima, economia no processo produtivo com redução de quadro funcional e terceirização de processos. Renegociação de contratos, inclusive envolvendo a desistência de certos investimentos já parcialmente realizados. Tudo para sanar sua empresa, e deve ser analisado rapidamente e sem grandes emoções. Ninguém gosta de voltar para trás, ou mesmo perder dinheiro, mas somente assim pode-se voltar a caminhar para frente. 
  • Relacionamento bancário: Claro que você conhece bem o seu gerente né?! Não? Nunca viu mais gordo, porque nunca precisou? Bom, isso quer dizer que provavelmente você não tem nenhuma aplicação para um momento de urgência, e também não tem um crédito para fluxo de caixa pré-aprovado. Tá, nem tudo está perdido, mas vai exigir muita conversa, ou seja um namoro relâmpago com o seu gerente, para que ele acredite no potencial da sua empresa e convença o seu Banco a lhe dar crédito para facilitar seu processo de reabilitação do seu negócio. Se você é daqueles que reclamam dos juros praticados pelos bancos, lembre-se que voltamos a viver em outra realidade, mas que existem ainda linhas de crédito com juros mais baixos, como o adiantamento de títulos e empréstimos consignados. Analise bem antes de fazer opção, essa é uma relação que só dá certo com confiança de ambas as partes. Esforce-se para cumprir com o combinado, senão a fonte pode secar. Ah! Não esqueça. Não deixe seu nome sofrer restrição, sabe como é, SERASA, BACEN. Nem pessoa física, nem jurídica, senão ninguém vai querer negócio com você e sua vida vai ser bem mais difícil.
  • O momento é de OPORTUNIDADES: De nada adianta se fazer de vítima! A crise não vai te matar. Na verdade, é a forma como você vai encará-la que garantirá a sua saída dela. Então você tem duas opções: Ou fica com pena de si mesmo e espera um milagre acontecer, ou encara esse monstro de frente e ataca as suas fragilidades mudando o seu destino. Então, que tal repensar o seu negócio. Seu produto está adequado a realidade econômica do seu cliente? Lembre-se, ele também está vivendo o seu momento, e provavelmente irá tomar as mesmas atitudes que você.

Pensando assim, é melhor você avaliar as necessidades dele e se adequar a elas. Uma opção mais barata, uma embalagem econômica, é preciso pensar bem. Sempre é mais barato manter um cliente, do que investir na prospecção de novos clientes. Mas, não podemos esquecer que soluções criativas e baratas em momentos de crise podem criar novos cenários e negócios. Um parágrafo é pouco para este assunto. Mas uma Assessoria de Marketing pode auxiliá-lo a avaliar tendências e novas possibilidades para a sua empresa.

  • Quem não é visto não é lembrado: prospectar, prospectar, prospectar e prospectar. Sim senhor, puxar pasta, camelar, escolha a palavra que mais se afeiçoa e pé na estrada. Calma, os tempos mudaram. Ah, então rodar aquela mala direta! Quase isso, mais não! Se os custos estão apertados, você precisa de uma estratégia de marketing digital. Baixo investimento e grande alcance! Afinal seja da classe A,B,C ou D, tem muita gente com acesso à internet e investe uma boa parte do dia na web. Ah! Mas seu negócio não é para consumidor direto (B2C) seu cliente é empresa (B2B). Sem problemas, vamos planejar a sua persona na web e de que forma seu cliente procura o seu negócio. Aí vamos criar a estratégia ideal para geração de consumidores ou clientes qualificados (leads).  Expressões técnicas a parte, o importante é a elaboração da estratégia certa. 
  • Hei! Como fidelizar? Bom, essa tarefa considero a mais difícil de todas. Um discurso bonito e convincente atrai o cliente na maioria das vezes. Mas, ele só decide se fica depois de checar a verdade nas entrelinhas. E, a maioria das empresas só se preocupa em vender, mas não em entregar. E na verdade deveria ser o auge da venda, pois é o momento de encantamento do cliente, onde ele pode constatar tudo o que lhe foi prometido, e mais onde as ações de pós vendas, quando existem, podem consolidar a relação Empresa X Cliente, Marca X Consumidor. Não esqueça, esse compromisso de fidelizar nunca acaba. A maioria das empresas, em virtude da facilidade da venda web, acaba tratando essa relação de forma fria, e acaba se tornando a oportunidade do concorrente.  Lembre-se não é frequência de ações, não é o gesto engessado e o a relação humanizada que fideliza.

A UmQuatroQuatro é uma empresa como a sua, real! Mais do que teoria, não sabemos trabalhar sem colocar o coração no negócio. Não dispensamos os números, pois eles nos orientam o melhor caminho, mas entendemos que a melhor estratégia une a criatividade independente da mídia. O equilíbrio entre elas dá o tom da comunicação!

Queremos ajudá-lo a dropar a onda, escalar o morro, descer a ribanceira, fazer da sua, a nossa aventura!

Sandro Wilck
Sandro Wilck CEO da UmQuatroQuatro Comunicação http://www.umquatroquatro.com.br Facebook | Google +
< Voltar

Cadastre-se para receber nossa newsletter e mantenha-se informado!

Entre em contato

Animado para mostrar o que a sua empresa tem de melhor? Conte com a gente!
É só mandar uma mensagem, nos ligar ou venha nos visitar!

Rua Albino Silva, 54 cj - 4b
Cep 80520-210 | Curitiba - PR
41. 3354-3172 41 3044-3173
contato@umquatroquatro.com.br
  • Facebook UmQuatroQuatro Comunicação
  • Instagram UmQuatroQuatro Comunicação
  • YouTube UmQuatroQuatro Comunicação
  • LinkedIn UmQuatroQuatro Comunicação

Consulta barata, Oftalmologia, Cardiologia, Oftalmologia,visão, Zacarias, Médico Centro, Acuidade visual SPH, Biometria, Campimetria Computadorizada, Ecografia ocular, Computadorizada, Estereofoto de Papila Gonioscopia, Gonioscopia, Mapeamento de Retina, OCT - Optical Coherence Tomography, Orbscan, Paquimetria, Topografia (Ceratoscopia), Hospital de Olhos do Paraná, INC, Problemas de visão, Problemas de coração, Olhos, Visão, Coração, Circulação, Plano de saúde, Neurologia e Cardiologia de Curitiba, Dor de cabeça, Epilepsia, Parkinson, Distúrbios de Movimento, Cérebro Vascular, Hospital, Hospital Curitiba, Hospital Metropolitana,Cirurgia, especialidades, exames, hospital, patologias, aplicação de laser na retina, argon, catarata, retina, olhos, descolamento, estrabismo, hipermetropia, miopia, iridectomia laser, retina preço, oct, glaucoma, operação cataratas, astigmatismo, hipermetropia, quanto custa uma cirurgia, quanto custa uma cirurgia, aberrometria, ambliopia, Angiografia, exame oftalmologico, Campimetria Computadorizada, campo visual exame, Capsolotomia, Ceratoscopia, Curva Tensorial Diária, Ecografia ocular,ecografia, Estereofoto de Papila Gonioscopia, angiofluoresceinografia, exame de fundo de olho quanto custa, exame de retina, retinografia fluorescente, exame de topografia, exame do fundo do olho, exame fundo de olho, exame fundo de olho quanto custa, exame fundo do olho, exame glaucoma, exame oftalmológico, exame oftalmologico campo visual, exame oftalmológico oct, exame olhos, exame orbscan, exame orbscan preço, exame paquimetria, exame paquimetria corneana, exame retina, exame retinografia,exame retinografia fluorescente, exame topografia, exame topografia corneana, exame topografia da cornea, examen topografia corneal, exames medicos mais baratos, exames oftalmologicos, exames para diagnosticar glaucoma, fundo de olho exame, Gonioscopia, Iridectomia, Ladar Wave ,Mapeamento de Retina, o que é retinografia, OCT - Optical Coherence Tomography, oct exame oftalmológico, oct glaucoma, oct laser,oct ocular coherence tomography, ocular tomography, Orbscan, orbscan exame, orbscan exame preço, orbscan iiz, orbscan preço exame,Paquimetria, corneal, glaucoma, valores normais, paquimetria corneal, corneana, glaucoma, ultrassonica, uma retinografia, retinografia preço, quanto custa exame, retinografia simples, Sensibilidade ao Contraste, Ceratoscopia, topografia olhos corneana quanto custa, Hospital, Hospital Curitiba, Hospital de Olhos do Paraná, linica de olhos curitiba, clinica do olho, clinica popular, oftalmologista pediatra curitiba,hospital de olhos de curitiba, cirugia refractiva miopia, estrabismo infantil, estrabismo ocular, Topografia Ceratoscopia, topografia corneal,topografia corneal computarizada, topografia corneana quanto custa, astigmatismo tratamento, oftalmopediatria, medico praça zacarias, Neurologia e Cardiologia, catarata congenita, catarata no olho, cataratas, congenita, cerebrovascular, Circulação, curar miopia, astigmatismo tratamento, oftalmologia cataratas, descolamento de retina cirurgia recuperação, doenças da retina do olho, pressão alta nos olhos, Retinopatia Diabética, lentes multifocais preço